Produtor
Varazim Teatro - G.A. - Associação Cultural e Juvenil
Sinopse
ILHAS DESERTAS é baseado nas experiências e reflexões de dois dos maiores fracassos da história, a aventura da aviadora Amelia Earhart e a expedição do explorador Ernest Shackleton. Toda a obra está impregnada pela sua transmissão cultural pelo seu caminho vital para a utilidade dessas coisas inúteis.
A obra faz referência direta às ambiguidades de hoje e consegue lançar luz sobre os cantos escuros do inconsciente coletivo. As histórias que conta são narrativas irresistíveis e universais, além de atemporais: Um homem inicia uma expedição à Antártida. Uma mulher inicia uma viagem de volta ao mundo de avião. A razão? Precisam seguir os seus sonhos, as suas paixões, superar os seus medos e curiosidades. A obra faz uma análise profunda sobre por que vivemos, em que consiste a vida e por que morremos.
Os protagonistas desta história fraccionada convidam o público através dos seus telemóveis a embarcar na sua expedição às Ilhas Desertas. Essa jornada dividida em etapas torna-se um ato poético, uma experiência, uma bela aventura contemporânea que mostra um outro caminho, uma outra alternativa à competitividade e à produtividade da sociedade atual dominada pelo sucesso, pelas metas e pela posse de bens.
A ArtesaCía embarca o espectador nesta aventura, com perguntas, incertezas, entusiasmo e paixão. Sem esquecer a poética, intimista e contemporânea que existe nas suas obras e continua na procura de novas linguagens cénicas; desta vez, para penetrar na utilidade do inútil.
Todo o programa do É-Aqui-in-Ócio em www.varazimteatro.org
Ficha artística e técnica:
Direção e Dramaturgia: Laura villaverde e Roi Fernández
Interpretação: Laura villaverde, Roi Fernández??, Susana Méndez, Héctor Pazos
Operação técnica ao vivo: Susana Méndez
Coreografia: Artesa Cía
Cenografia: Esther Quintas e ArtesaCía
Iluminação: Héctor Pazos
Vestuário: Esther Quintas e Artesa Cía
Produção: Laura Villaverde
Fotografía: Alex Sobrino, Xisela Franco, Pedro Tizón
Criação Vídeo: Roi Fernández
Cinema ao vivo: Roi Fernández
Espaço sonoro: Roi Fernández, Héctor Pazos
Música ao vivo: Héctor Pazos
Distribuidora: Urdime
Programação interactiva para mobile app: Fundació Épica (La Fura dels Baus)
Colaboram: AGADIC, La Fura dels Baus, Colectivo RPM, Concello de Tui, Sala Ingrávida, Comunidade de Montes de Guillarei
? O É-Aqui-in-Ócio 14º Festival Internacional de Teatro que se realiza anualmente, desde 2007, na Póvoa de Varzim. Dedica-se a dar a conhecer a excelência artística, com espetáculos instigantes e abordando temas socialmente urgentes. Com o compromisso da sustentabilidade, da acessibilidade e da inclusão, o festival visa promover a consciência crítica e a cidadania através do poder transformador da arte e da cultura. Este ano a programação tem como tema “Esta nossa Casa, Este nosso Habitar, Ruínas” provocando reflexões da relação do ser humano com o meio ambiente e entre seres humanos.
Apoios Institucionais: Ministério da Cultura | DgArtes | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim | União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai | União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso
Notas Suplementares
SESSÃO COM INTÉRPRETE DE LINGUA GESTUAL PORTUGUESA | SESSÃO COM AUDIODESCRIÇÃO