Produtor
Varazim Teatro - G.A. - Associação Cultural e Juvenil
Sinopse
“Os vasos que não se enchem de água, cedo transbordam de pó”
- Provérbio indiano
“O que fazer quando é o próprio clima que nos empurra para fora da nossa terra? E quando a brutalidade dos regimes autocráticos e da guerra nos expulsa para a incerteza da própria vida? Quando permanecer se torna impossível só nos resta avançar munidos de coragem e esperança. Procurar a felicidade num outro lugar. A jornada será sempre longa e cheia de percalços, mas será sempre melhor do que permanecer num caminho que apenas vai definhando. A necessidade de sobreviver obriga-nos a avançar, a contornar os obstáculos e a atravessar as fronteiras, inclusive as que se encontram fechadas. Um encontro com o futuro, onde a felicidade de quem parte também está nas mãos de quem acolhe.
«O céu não lhes responde» relata, através do corpo, do gesto, das emoções, da simplicidade e do jogo cénico, o percurso de duas personagens que tentam atravessar o mar para o lado de lá em busca de uma oportunidade. Ninguém deixa a sua terra de ânimo leve mas noutro país é possível recomeçar. Alcançar as necessidades mais básicas pode ser extremamente difícil, a barreira da língua, o choque cultural e a desconfiança de quem os acolhe fazem com que chegar não signifique o fim da jornada. No entanto, Saeed e Narine não desistem, procuram trabalho, procuram retribuir e integrar-se num país diferente. Um país que por vezes julga que a escolha foi deles e onde, por vezes, o céu também não lhes responde.”
Todo o programa do É-Aqui-in-Ócio em www.varazimteatro.org
Ficha artística e técnica:
Encenação e Dramaturgia: Tiago Poiares em co-criação com Joana Poejo e Samuel Querido
Interpretação: Joana Poejo e Samuel Querido
Espaço Cénico: Ana Baleia
Desenho de Luz: Pedro Fino
Música e Direção Musical: Pedro Rufino
Sonoplastia: Ruben Páscoa e Marta Garcia
Banda Sonora: Pedro Rufino (guitarras e alaude árabe); Ruben Páscoa (teclados, percurssão e voz); Francisco Barata (voz); José Bonifácio (acordeão) e Marta Garcia (teclados e saxofone)
Figurinos: EsTe
Fotografia: Miguel Proença
Direção de Produção: Alexandre Barata
O É-Aqui-in-Ócio 14º Festival Internacional de Teatro que se realiza anualmente, desde 2007, na Póvoa de Varzim. Dedica-se a dar a conhecer a excelência artística, com espetáculos instigantes e abordando temas socialmente urgentes. Com o compromisso da sustentabilidade, da acessibilidade e da inclusão, o festival visa promover a consciência crítica e a cidadania através do poder transformador da arte e da cultura.
Apoios Institucionais: Ministério da Cultura | DgArtes | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim | União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai | União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso
Notas Suplementares
SESSÃO COM INTÉRPRETE DE LINGUA GESTUAL PORTUGUESA